Semana dos povos originários

Abr 24, 2025 - 14:52
 0  10
Semana dos povos originários
>

Antigamente, em 19 de abril se comemorava o Dia do Índio. Atualmente, a data é celebrada como o Dia dos Povos Indígenas e Originários. Mas por que a alteração e qual a diferença?
O Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, foi criado para reconhecer a diversidade cultural dos povos originários do Brasil. A data foi escolhida em referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 1940, no México.
Em 2022, a Lei 14.402 mudou o nome da data de "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas". A mudança foi feita para valorizar a diversidade cultural dos povos originários e evitar o uso de termos banais, genéricos e pejorativos.
Um dos princípios da data é combater o preconceito e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil. Reiterando: no Brasil, a data foi criada em 1943, durante o Estado Novo, com o nome de Dia do Índio. Em 2022, a lei 14.402/22 mudou o nome da data para Dia dos Povos Indígenas ou Dia dos Povos Originários.
Mas afinal qual o significado etimológico da palavra originário? A expressão literal vem do latim originarius, que significa originário ou indígena. Os seguintes sinônimos são os seguintes: nato, nascido, nativo, descendente, derivado, natural, filho, original, oriundo, proveniente, procedente, provindo, vindo, etc.
Já a expressão "indígena", vem também do latim, significa "natural do lugar em que vive". É composta por "indi-" (de lá) e "gen-" (nascido). Tem os seguintes sinônimos: autóctone, aborígine, bugre, crioulo, nativo, gentio, gentílico, natural, silvicultura, selvagem, vernáculo, etc.
Mas, seja Dia do Índio, Dia dos Indígenas ou Dia dos Povos Originários, o importante é o contexto das reflexões e simbologias que nos remete a vivenciar e rememorar as matrizes da data, com atitudes e gestos em reconhecimento à história e às tradições, com a promoção de políticas públicas de demarcação das terras e com respeito à vida humana dos povos originários do Brasil. 

O pequeno indiozinho de tribo da Amazônia simboliza a resistência de toda a raça nativa


# Por Civuca Costa*
(De Olho na Cultura do Brasil)

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow