Prefeito envia esclarecimentos sobre projeto de lei de recomposição salarial

O prefeito do Município de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, enviou um áudio ao Jornal Folha Patense esclarecendo sobre o envio dos Projetos de Leis nºs 6.115/2025, 6.118/2025, 6.119/2025 e 6.120/2025, que tratam do reajuste da remuneração dos servidores, vereadores e agentes políticos do Município de Patos de Minas. Ver matéria.
Ele informou que "no caso do prefeito e da vice-prefeita, não se trata de reajuste, mas sim de correção inflacionária. Os salários do prefeito e da vice-prefeita estão sem a correção inflacionária desde 2017. Eu enviei um documento para a Câmara Municipal, inclusive, dispensando a consideração das inflações dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, pois não estava como prefeito nesta época. Estamos pedindo que sejam observadas as inflações de 2021, 2022, 2023 e 2024, deixando de lado os anos anteriores. Apesar de que teríamos direito a essas correções, que não caracterizariam reajuste, mas sim recomposição inflacionária, o que estamos solicitando à apreciação dos vereadores é apenas a recomposição inflacionária dos quatro anos em que fui prefeito. Lembro que, no início do mandato, cortei meu salário pela metade durante alguns meses na pandemia, para demonstrar que o salário não é a coisa mais importante para nós."
Continua: "Só que, passados quatro anos, eu não quis mexer em salário em hipótese alguma. Hoje, temos um problema com o teto do funcionalismo municipal, especialmente no que diz respeito ao salário do prefeito, que impacta na contratação de médicos, pois muitos estão saindo. O que pedimos é simplesmente a recomposição inflacionária do período dos últimos quatro anos, desconsiderando o período anterior, que eu teria direito, mas que não é um reajuste. Os vereadores estão incluindo a solicitação de recomposição inflacionária dos últimos dois anos, de 2023 e 2024", esclareceu Luís Eduardo Falcão.
Luís Eduardo Falcão Ferreira, prefeito Municipal de Patos de Minas
Qual é a sua reação?






