Patense é destaque em conferência internacional da ONU

"Mais um motivo de orgulho para nós, brasileiros, especialmente para nós, de Patos de Minas. Nossa conterrânea, Solange Simões, professora universitária nos EUA, representante da organização “Sociologists for Women in Society”, teve o maior destaque na ONU, na reunião do “Committee on the Status of Women”, comemora Roseli Silveira, patense residente em Brasília desde os anos 1970.
A Comissão das Nações Unidas sobre a Condição da Mulher congrega representantes de organizações e movimentos de mulheres e feministas do mundo todo para acordos de políticas públicas para a igualdade de gênero.
A reunião de 11 de março de 2025 contou com a presença do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Durante o evento, poucas mulheres tiveram a oportunidade de fazer perguntas e apresentar sugestões. Por sorte, Solange foi uma das escolhidas e brilhou em sua participação. Ela foi a última a se pronunciar, o que deu às suas palavras ainda mais destaque e mais tempo para reflexão.
"Assista ao vídeo (gravado por uma aluna, pois o documento da ONU ainda será divulgado) e se orgulhe também do feito da professora patense Solange Simões, que falou por nós, mulheres, mas – é óbvio - cutucou, firme e claramente, o “mundo” masculino. Obrigada a ela pelo seu empenho", ressalta Roseli Silveira em suas redes sociais. Link do vídeo
A seguir, a descrição feita por Solange Simões. “A pergunta (ao Secretário-Geral da ONU) foi a seguinte: "O senhor disse agora que, em vez de perguntas, gostaria de sugestões, mas eu gostaria de fazer uma demanda que mulheres e feministas de todo o mundo fazem há muitos anos. Quando, finalmente, teremos uma mulher e feminista como primeira Secretária-Geral da ONU?”
A pergunta pegou muita gente de surpresa, principalmente o Secretário-Geral da ONU, que ficou um minuto sorrindo e pensando para responder, diante da imensa reação das mulheres no auditório da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
António Manuel de Oliveira Guterres foi primeiro-ministro socialista de Portugal e é considerado bastante progressista nas questões de gênero. Assim, falou sobre ter instituído a paridade de gênero nas mais diversas comissões da ONU e que - para a igualdade efetiva de gênero - é essencial que as mulheres ocupem as posições mais altas de poder. E desculpou-se por não ser mulher.
Solange Simões é filha do casal José de Deus Simões e Dona Cecília de Deus Simões. Ela é irmã de Jane Simões e tia da Anamara Melo, conhecida influencer de Patos de Minas.
A patense Solange Simões professora universitária nos EUA
A professora Solange durante sua descrição na reunião da ONU
# Por Civuca Costa*
(De Olho no Brasil e no Mundo!)
Qual é a sua reação?






