Observatório Social questiona gastos excessivos de vereadores em viagens

O Observatório Social do Brasil (OSB) de Patos de Minas realizou, nesta sexta-feira (11/4), em formato remoto, sua reunião mensal para dar continuidade às ações estratégicas previstas para o ano de 2025.
Entre os principais encaminhamentos, destaca-se a realização de um evento de cidadania, agendado para o dia 16 de abril, na Escola João Gualberto Amorim, localizada no distrito de Curraleiro. A iniciativa tem como objetivo promover a educação cidadã entre os alunos da instituição.
Outro ponto importante foi a decisão de solicitar esclarecimentos à Câmara Municipal de Patos de Minas sobre os gastos com viagens realizadas pelos vereadores em 2025. Ao analisar o Portal da Transparência da Câmara, a equipe do Observatório identificou dados considerados discrepantes.
Além disso, o OSB continuará acompanhando as licitações municipais. Semanalmente, serão identificadas as licitações abertas no Portal da Transparência da Prefeitura, com posterior divulgação nas redes sociais. A coordenadora local do OSB, Nayara Oliveria, também ficará responsável por identificar instituições parceiras e entidades de classe de acordo com os temas de interesse. O objetivo é ampliar a participação de empresas patenses nos processos licitatórios da Prefeitura. Empresas interessadas em receber essas informações podem se inscrever nas redes sociais do OSB.
Outros grupos de trabalho também apresentaram suas iniciativas, como a retomada do monitoramento da produtividade da Câmara Municipal, o acompanhamento das condições do trânsito na cidade, além de ações de divulgação e outras atividades institucionais.
Por fim, está em estudo uma parceria entre a Receita Federal e o OSB-Patos de Minas para viabilizar a premiação de trabalhos acadêmicos sobre transparência e controle social. O edital está em fase de elaboração e deve ser lançado nos próximos meses.
Com essas iniciativas, o OSB de Patos de Minas reafirma seu compromisso com a transparência e o desenvolvimento sustentável do município, promovendo a participação cidadã e o trabalho coletivo em benefício de toda a comunidade.
Participaram da reunião Peterson Gandolfi, (presidente), Felipe Takao, Jhoannis Vlássios, Samir Vaz da Rocha, Osvaldo Queiróz Filho, Esio Nogueira, José Zacarias Nune e Nayara Oliveira.
Com informações de Peterson Gandolfi
Qual é a sua reação?






