Mutirão de conciliação do Unipam e do Procon auxilia consumidores em Patos de Minas
Nos dias 18 e 19 março, foi realizado um mutirão de conciliação, resultado de uma parceria entre o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), do curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Patos de Minas.
Durante a ação, os futuros advogados atenderam cerca de 60 audiências de conciliação, contribuindo para a resolução de conflitos de forma ágil e eficaz. Na oportunidade, o coordenador do NPJ, professor Me. Rogério Batista Araújo Netto, foi o responsável por supervisionar os alunos dos 7º e 9º períodos, que atuaram como defensores públicos no mutirão.
A parceria objetiva reduzir o tempo de espera na realização de audiências de conciliação, proporcionando maior celeridade na resolução de disputas entre consumidores e fornecedores. Foram atendidos diversos casos, incluindo superendividamento, descontos indevidos, cobranças abusivas e outros conflitos de consumo. O mutirão buscou auxiliar as partes envolvidas a encontrarem soluções acessíveis ao consumidor e aceitáveis ao fornecedor.
O coordenador do NPJ, professor Me. Rogério Batista Araújo Netto, explica sobre a ação. “O atendimento à comunidade foi realizado de maneira gratuita, reforçando o compromisso do Unipam com a prestação de serviços jurídicos acessíveis e de qualidade à população”.
A aluna do 7º período do curso de Direito Camila Ribeiro Stoduto destaca que participar do mutirão foi enriquecedor. “Uma oportunidade incrível de contato com a população, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e contribuindo para minha formação profissional”, comentou.
O mutirão continua hoje, 26 de março, no NPJ.
O professor Rogério Batista Araújo Netto em audiência
Alunos do curso de Direito durante audiência
A aluna Camila Stoduto em busca
de uma negociação amigável
Pollyana Silva -
Jornalista
Qual é a sua reação?






