Encerrado o prazo para registro de candidaturas

Patos de Minas terá três nomes na disputa pela prefeitura  Nas eleições proporcionais, 219 candidatos tentam uma vaga na Câmara Municipal

Ago 19, 2024 - 15:18
Ago 30, 2024 - 19:15
 0  109
>

Rejane Gomes

Foi encerrado no dia 15 de agosto o prazo para que os partidos registrassem as candidaturas para as eleições municipais que acontecerão no próximo dia 6 de outubro. Três candidatos disputam a cadeira de prefeito em Patos de Minas. Luís Eduardo Falcão e a vice Sandra Gomes tentam a reeleição pelo Partido Novo. O advogado Dolglas Eduardo e a vice Deyse Limma disputam pelo União Brasil. Rildo Rodrigues é candidato ao lado do vice Lucas Eduardo de Oliveira pela Federação Psol-Rede. 

Luís Eduardo Falcão e Sandra Gomes lançam oficialmente a campanha neste domingo (18) com evento marcado para as 9h30 no Estacionamento Rivera, na Rua Olegário Maciel, centro de Patos de Minas. A coligação “Para Patos Seguir em frente”, que apoia a candidatura, reúne os partidos Novo, PL, Podemos, PRD, Republicanos, Progressistas, Mobiliza e Avante. O número registrado é 30.

A candidatura de Dolglas Eduardo foi registrada na terça-feira (13) pelo União Brasil. Dolglas tem 37 anos, é advogado especialista em direito civil, empresarial e trabalhista patronal e pós-graduado em gestão pública pela UFU. A vice Dayse Limma já havia registrado o seu nome para disputar uma vaga na Câmara Municipal, mas teve o nome lançado para a disputa ao Executivo. Ambos nunca concorreram a cargos eletivos e se lançam na disputa com o número 44. 


Outra candidatura registrada é a de Rildo Rodrigues do Carmo, conhecido como Hilton Filho. Jornalista e locutor, natural de Lagoa Formosa, ele entra na disputa com o vice Lucas Eduardo de Oliveira pela federação Psol/Rede, com o número 18.

Nas eleições proporcionais, 219 candidatos buscam uma vaga na Câmara Municipal. desde sexta-feira (16), os candidatos já estão liberados para iniciar com a propaganda eleitoral. No rádio e na TV, a divulgação começa no dia 30 de agosto e termina no dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno do pleito. 


Neste ano, ocorreram algumas alterações na legislação eleitoral (Resolução nº 23.732/2024). Na atualização, destacam-se os tópicos para as novas diretrizes sobre o uso de plataformas digitais, mudanças na distribuição do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, visando maior equidade entre os candidatos e candidatas, reforço nas penalidades para condutas ilícitas, como a divulgação de informações falsas e uso inadequado de recursos públicos, regulamentações mais rigorosas sobre o impulsionamento de conteúdos e a proibição de perfis falsos nas redes sociais, exigências de maior transparência nas doações de campanha e na prestação de contas.


Uso da inteligência artificial

Ao alterar a Resolução nº 23.610/2019, sobre propaganda eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluiu novidades relacionadas à inteligência artificial (IA), como proibição de deepfakes (alteração de vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial (IA), obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda; restrição ao uso de robôs para simular diálogos com candidatos; e responsabilização das ‘big techs’ (companhias de grande porte com base tecnológica) por não remover imediatamente conteúdos de desinformação, discurso de ódio, ideologia nazista e fascista, além de conteúdos antidemocráticos, racistas e homofóbicos.

Dolglas Eduardo

Rildo Rodrigues do Carmo (Hilton Filho)

Luís Eduardo Falcão

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow