Dirigentes da Fepam e do Unipam visitam Parque Tecnológico e Esalq

De 31 de março a 2 de abril, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - Patos de Minas, o presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), Paulo Vinícius Piva Hartmann; o diretor executivo da Fepam, Ghassan Ricardo Pablo Tawil, o reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), professor Dr. Henrique Carivaldo de Miranda Neto, e o diretor do Colégio Universitário, professor Dr. Fernando Dias da Silva, juntamente com representantes de diversos setores do ecossistema de inovação e desenvolvimento do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas, participaram da “Missão Técnica Piracicaba 2025”, visitando o Parque Tecnológico e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).
A missão objetivou proporcionar conhecimento e experiências com a visita ao “Vale do Piracicaba”, conhecido como o “Vale do Silício” da inovação agrícola, e buscando compreender como, em Piracicaba, fomenta-se a colaboração e a inovação na região, atraindo investimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando empregos. O Alto Paranaíba e o Noroeste de Minas contam com ecossistemas de inovação nas cidades de Patos de Minas e de Paracatu, conhecidos como “Patos Valley” e “Inovatu”, que possuem vocações para o agro. Logo, conhecer as boas práticas dos ecossistemas que têm a mesma vocação é extremante promissor.
O Parque Tecnológico de Piracicaba é um ambiente de inovação criado para promover e apoiar o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica. Ele integra universidades, centros de pesquisa, empresas e órgãos governamentais, fomentando a transferência de conhecimento e a geração de negócios inovadores. Ele oferece infraestrutura voltada às empresas em diferentes estágios de maturidade, além de estimular projetos que contribuam para o crescimento econômico e social da região, consolidando Piracicaba como um polo de tecnologia e de empreendedorismo.
A Esalq, por sua vez, é uma instituição de ensino e pesquisa vinculada à Universidade de São Paulo (USP), reconhecida pela excelência na formação de profissionais e na produção de conhecimento em ciências agrárias e em áreas correlatas, destacando-se por sua tradição, inovação e impacto no desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro.
O reitor do Unipam, o presidente da Fepam e o diretor-executivo da Fepam aproveitaram a oportunidade da visita a Piracicaba e permaneceram na cidade no dia 3 de abril (quinta-feira). Na oportunidade, eles realizaram reuniões com diversos representantes da Esalq, sendo recebidos no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e na Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq) pelo professor Dr. Marcos Milan, e na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).
Paulo Vinicius Piva Hartmann, presidente da Fepam, Prof. Dr. Marcos Milan, vice-diretor da Esalq,
Prof. Dr. Henrique Miranda, reitor do Unipam, e Ghassan Tawil, diretor-executivo da Fepam
Missão Piracicaba deste ano, promovida pelo Sebrae
Fepam e Unipam em visita ao Cepea Esalq USP
Qual é a sua reação?






