Dengue: saiba mais sobre sintomas da doença e onde buscar assistência

Mar 18, 2025 - 10:50
Mar 22, 2025 - 01:03
 0  85
Dengue: saiba mais sobre sintomas da doença e onde buscar assistência
>

Patos de Minas chega a meados de março deste ano com 415 casos de dengue confirmados. Apesar de o total de notificações até o momento (1.182) ser menor, se comparado ao mesmo período do ano passado, é suficiente para colocar o município em alerta. Neste momento, vale também manter a população bem informada sobre a doença e sobre o fluxo de atendimento na rede municipal de saúde. Algumas perguntas mais comuns foram respondidas abaixo. 


Como diferenciar os sintomas da dengue clássica da dengue com sinais de alarme e dengue grave?
Dengue clássica: entre os principais sintomas estão a febre de início repentino (geralmente alta - 39°C a 40°C) associada à dor de cabeça, fraqueza e dor, dor nas articulações e atrás dos olhos, com presença ou não de manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia entre dois a seis dias.
Dengue com sinais de alarme: entre o terceiro e quinto dia, podem surgir sintomas mais preocupantes, como dor abdominal intensa, vômitos, queda brusca da pressão arterial, hepatite viral, diminuição da urina, queda abrupta na quantidade de plaquetas, sangramento de mucosas e de outras partes do corpo (nariz, útero e gengivas). Algumas vezes vômitos excessivos impedem a alimentação, particularmente em quadros mais graves de dengue. Portanto, a baixa aceitação alimentar é um sinal de gravidade.
Dengue grave: está associada à fase mais crítica da doença. É quando ocorre o extravasamento do plasma sanguíneo, causando hemorragias severas e podendo comprometer os órgãos.


Existe teste para detectar a dengue?
Há mais de um método para diagnosticar a dengue, entre eles o hemograma completo (exame de sangue para avaliar glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Com o resultado desse exame em mãos e a avaliação dos sintomas clínicos do paciente, o médico já tem elementos para fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
O hemograma é diferente do exame RT-PCR (também realizado por amostra de sangue), o qual tanto confirma o diagnóstico quanto detecta o tipo de vírus causador da infecção. No momento, essas amostras são processadas pelo laboratório da UFU em Patos de Minas, podendo o resultado sair em até cinco dias.


Qual o momento certo para procurar atendimento médico?
É fundamental buscar atendimento médico para o tratamento adequado quando se notar a presença de febre acima de 38°C, sobretudo se acompanhada de dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo. A doença pode ser confundida com outras arboviroses, como chikungunya e zika, o que torna mais difícil o diagnóstico. Quando forem  notados sinais de alarme, a procura por atendimento deve ser imediata.


Onde procurar assistência?
As unidades de Saúde da Família são a porta de entrada para os pacientes com sintomas iniciais, como febre alta, dor atrás dos olhos e no corpo, náuseas, dor nas articulações e manchas avermelhadas. As USF em Patos de Minas atendem livre demanda, sem marcação de consulta, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 7h às 11h.
Já no caso de apresentar dor abdominal intensa, vômitos, queda brusca da pressão arterial, sangramento de mucosas e de outras partes do corpo, o paciente deve dirigir-se à UPA, no Jardim Peluzzo. A unidade tem atendimento 24 horas.


Qual o tratamento para dengue?
Não há tratamento específico para a doença. Ele é realizado de acordo com os sintomas, focando na hidratação e no controle da febre e da dor. A automedicação é sempre perigosa. Por isso, a avaliação médica é fundamental.

Fonte https://www.patosdeminas.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/2262/dengue-entenda-mais-sintomas-da-doenca-e-fluxo-de-atendimento

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow