Comped busca maior acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) na Festa do Milho e eventos culturais na cidade

Patos de Minas precisa urgente de uma Casa Lar
Diretores e Conselheiros do Comped
Regina Aparecida Cardoso
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) realizou dia 6 de março, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Brasília, 85, bairro Nossa Senhora Aparecida, a primeira reunião ordinária de 2025.
Na oportuidade, os membros do Comped, apreciaram a leitura da Ata nº. 04/2024, referente à reunião realizada dia 5/12/2024, discutiram e deliberaram sobre acessibilidade na Festa do Milho e outros eventos em Patos de Minas, e abordaram a necessidade urgente de Patos de Minas ter uma Casa Lar ou Residencia Inclusiva, pois atualmente os necessitados estão sendo transferidos para Araxá.
Inicialmente, a presidente Regina Aparecida Cardoso e o diretor da Associação Paraolímpica Patense, Leonardo Souza, relataram as dificuldades e barreiras dos candeirantes para acessarem eventos, pois faltam catracas e portões especiais.
No trânsito de Patos de Minas, os cadeirantes também encontram valetas paralelas que podem ocasionar acidentes.
Os conselheiros aprovaram que, no próximo dia 11 de março, às 14 horas, um representante de cada entidade, deverá participar de reunião com a vice-prefeita Sandra Gomes no Centro Administrativo, localizado na Rua Dr. José Olympio de Mello, 151, bairro Eldorado. Nesta reunião os representantes do Comped e a vice-prefeita, discutirão sobre a acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) na Festa do Milho e eventos culturais na cidade.
Em seguida, os membros do Comped ouviram a representante da Apae, sra. Elisângela Fernandes, abordar sobre a necessidade de Patos de Minas ter uma Casa Lar ou Residência Inclusiva, pois um patense será transferido em breve para Araxá, onde o custo será de R$ 7 mil.
Na oportunidade, ela citou vários nomes que em breve necessitarão ser colocados em uma Casa Lar. Havia um projeto para implantar uma Residência Inclusiva ao lado da Apae, mas o processo não teve prosseguimento.
O Comped deverá enviar ofícios ao Ministério Público Estadual, ao Poder Judiciário, ao prefeito municipal de Patos Minas, Luís Eduardo Falcão, aos secretarios municipais, aos vereadores, aos deputados estaduais Lud Falcão e Dr. Hely Tarquínio, sobre a importância dessa Casa Lar funcionar na cidade.
reportagem Esio Nogueira
Qual é a sua reação?






